sábado, 25 de julho de 2009


“A FAZENDA DO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO”

Engº Agrº Sergio Esper Saliba

O Zoológico de São Paulo mantém, desde 1982, uma fazenda destinada tanto para a produção de alimentos para seus animais, como para a criação de determinadas espécies em regime semi-extensivo.

Localizada entre os Municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, em uma área de 574 hectares, a fazenda produz cerca de 1.200 toneladas de alimentos por ano, destinadas aos mais de 3.500 animais do parque.

Cerca de 20 tipos diferentes de hortaliças, frutas, forrageiras e grãos são produzidos através de um criterioso manejo integrado das pragas, doenças e plantas invasoras nas áreas de plantio, onde a adoção de medidas preventivas (uso de variedades resistentes, descanso de áreas, rotação de culturas, adubação verde, adubação química equilibrada, adubação orgânica, cobertura morta, etc) integradas com métodos de combate químicos e mecânicos, propiciam uma utilização limitada de defensivos agrícolas no processo de produção, garantindo aos alimentos alto valor nutritivo e qualidade biológica.

A fim de assegurar aos animais o fornecimento de alimento volumoso durante a época seca do ano, são confeccionados fenos de diversas gramíneas e uma grande quantidade de silagem de milho. Dependendo da preferência alimentar de cada espécie animal, outras forragens como capim-elefante, cana-de-açúcar, guandu e sorgo são fornecidas sob a forma triturada ou simplesmente inteira, amarrada em feixes. Matéria-prima principal dos alimentos concentrados e carro-chefe da produção agrícola, o milho produzido é enviado ao Zoológico para processamento sob a forma de quirera e fubá ou utilizado na fabricação de vários tipos de rações balanceadas. Recentemente introduzida na fazenda, a soja apresentou boa adaptabilidade, e hoje, além de outras vantagens, representa uma excelente alternativa para rotação de culturas em grandes áreas.

Assim como na produção, cuidados especiais são tomados na armazenagem de produtos, no que se refere, principalmente, à umidade dos grãos. Concluída a cadeia produtiva, os alimentos seguem para consumo contendo importantes informações sobre suas procedências.

Além do controle de qualidade dos alimentos produzidos, outra preocupação da Divisão de Produção Rural é com o meio ambiente. Já se encontra em fase de implementação o “Sistema de Gestão Agroambiental da Fazenda do Zôo”, cuja idéia central é utilizar uma tecnologia de produção mais limpa, que resulte uma diminuição, tanto do uso da matéria prima, como da geração de resíduos, tendo como conseqüência a redução do custo de produção e a melhoria na qualidade do produto. Para tanto, já estão sendo estabelecidos procedimentos de controle para todos os impactos ambientais gerados em todas as atividades, visando o melhoramento do desempenho ambiental da fazenda e a obtenção da certificação ISO 14001.

A produção não está centrada apenas na alimentação dos animais. A fazenda também fornece materiais utilizados na construção, reforma, ornamentação e forração de recintos do parque, como madeiras, sapés, bambus, mudas e fardos de gramíneas. A manutenção de áreas destinadas para este fim é a garantia de fornecimento constante de produtos não muito comuns no mercado.

Há cerca de 12 anos, a fazenda começou a receber animais silvestres em recintos de até 8.000 m2. O clima favorável da região, a tranqüilidade do local e a grande dimensão das áreas abundantes em forragens, foram fatores determinantes para que a criação de espécies como Zebra Damara, Grande Kudu, Oryx e Waterbuck fosse viabilizada. Devido ao fato de o Zoológico de São Paulo estar localizado dentro de uma área de Mata Atlântica na Capital, e portanto, sem condições de expandir sua área para a construção de novos recintos, a fazenda é a principal alternativa para a reprodução de espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário