domingo, 26 de julho de 2009

BASTIDORES DO ZOO


O Zôo que você não vê

Através do esforço coordenado de sua equipe, o Zoológico busca a conservação da vida silvestre.

Os veterinários são responsáveis por um ambulatório e um laboratório de análises clínicas e anatomia patológica. Vacinações sistemáticas, quarentena e exames laboratoriais rotineiros visam a prevenção de doenças e, juntamente com atendimentos clínicos, cirúrgicos e odontológicos preservam a saúde dos animais.
Exames necroscópicos, por detectarem doenças potencialmente fatais, podem evitar a morte de alguns animais.

Projetos de pesquisa em reprodução, prevenção e diagnóstico de doenças infecto-contagiosas, anestesia, anatomia e radiologia são desenvolvidos em colaboração com várias instituições de ensino e pesquisa.

O cardápio de cada animal é elaborado cuidadosamente. O Zoo mantém um biotério, onde são criados camundongos e insetos, alimentos de alto valor protéico. A Fazenda, em Araçoiaba da Serra, produz cerca de 1.000 toneladas de alimentos por ano, destinados à nutrição dos animais.

Desenvolve programas de conservação de acordo com critérios internacionalmente aceitos. Emprega os padrões mais elevados de manejo e bem-estar no cuidado com os animais, avaliando a dieta oferecida, estudando árvores genealógicas e controlando cruzamentos para evitar consangüinidade, desenvolvendo técnicas que aumentem o sucesso reprodutivo dos animais, além de manter creches para os filhotes.

Coopera com outras sociedades e organizações, como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Florestal e de Mananciais e Corpo de Bombeiros.

Participa da Comissão Paritária pela SZB (Sociedade de Zoológicos do Brasil), responsável pela fiscalização e controle de zoológicos e criadouros. Por sua colaboração no trabalho de salvamento do Bisão europeu, o Zoo foi aceito como membro da E.E.P. (Organização Européia de Preservação). É associado da IUDZG (União Internacional de Diretores de Jardins Zoológicos), juntamente com os melhores zoológicos do mundo.

Destacando-se como um dos mais interessantes e instrutivos pontos turísticos de São Paulo, o Zoológico oferece ao público a oportunidade de conhecer animais da fauna brasileira e de outras partes do mundo.

Um comentário:

  1. Olá Mateus, estou acompanhando o seu blog, farei um estudo de caso no zoo de Sp, será que vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir